quarta-feira, 14 de março de 2018

Os Farofeiros


Comédia nacional Os Farofeiros (Brasil, 2017) de Roberto Santucci, apesar do no nome que apela para o seu público, apresenta as férias de quatro famílias consideradas de classe média, que alugam uma casa de praia, mas acabam tendo que enfrentar seus problemas por lá.  Inspirado no clássico Férias Frustradas da década de 1980, além de várias referências a outros filmes. Provoca o riso fácil, é voltado pra toda família e apesar de seus problemas, não ofende, mas entretém!
O filme narrado por uma criança, conta as férias em família de quatro colegas de trabalho, que se programam para curtir o feriado prolongado em uma casa de praia e, chegando lá, descobrem que se meteram em uma tremenda roubada. Para começar o destino não é Búzios, mas Maringuaba (praia de Itaipuaçu em Maricá/RJ, onde meu tio já possuiu uma casa e já pude visitar algumas vezes); onde a residência alugada é encontrada caindo aos pedaços, bem diferente do prometido, a praia está sempre cheia, e as confusões são inúmeras.

O elenco do filme está bem, interpretando personagens populares. O atrapalhado Alexandre (Antônio Fragoso) recebeu uma promoção, mas terá que decidir demitir algum membro da equipe o que causa uma tensão durante esse período que era pra ser apenas de lazer e curtição. Ele é casado com a metida a riquinha Renata (Danielle Winits). A beleza de Elen (Aline Riscado) é bastante aproveitada pela câmera, que foca até demais na namorada bonitona de um coroa Diguinho (Nilton Bicudo) que se separou da mulher e sente saudades do filho. O elenco conta ainda com Maurício Manfrini, o Paulinho Gogó, interpretando Lima, o colega que planejou a viagem, e provoca o riso com falas erradas de português, gracinhas sexuais e uma lógica absurda. Ele é casado com Jussara (Cacau Protásio, que se destaca num papel pequeno). Rocha (Charles Paraventi) e Vanete (Elisa Pinheiro) são a classe média.

O filme também exerce uma autocrítica muito pertinente ao cinema nacional, quando as famílias vão a uma sessão de cinema e literalmente quebram a quarta parede. A melhor cena do filme! Depois da do careca lavando os cabelos no chuveiro... Roberto Santucci se firma como diretor de comédias populares.

Segue trailer de Os Farofeiros:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar